BLOG

Em:
Notícias
Por: Miriam Fava

4 anos do Hafura Project

Encontros Transformadores

Giovana Montosa Morais exercia sua vocação na área da Moda em grandes marcas de São Paulo quando no final de 2018 entendeu que Deus queria falar e fazer algo diferente por meio dela. Para ouvi-lo, Giovana resolveu pedir demissão e se dedicar a um tempo de escuta a Deus e de serviço despretensioso num campo missionário do Quênia, por intermédio da MIAF. Lá conheceu os missionários brasileiros Edilson e Solange Ote, um povo guerreiro com mulheres fortes e sedentas para aprender, mas também uma realidade de poucas oportunidades e de muitas dificuldades para terem suas necessidades básicas supridas.

Numa visita, Giovana encontrou uma mulher local que tinha uma máquina de costura quebrada há 7 anos dentro de sua casa, e ouviu Deus perguntando: “O que você tem em suas mãos?” Naquele momento, Giovana compreendeu que Deus a estava chamando para algo transformador em sua vida e na vida das mulheres quenianas, por meio da Moda. 

Voltou para o Brasil e viveu meses intensos captando recursos para a construção de um ateliê no meio das montanhas em Hurri Hills, ao norte do Quênia. Muitos contribuíram e dessa forma, ajudaram na concretização dessa instalação. Giovana ficou 4 meses no Quênia para a implantação do Ateliê e o Hafura, que significa Respiro - Espírito, na língua Borana nasceu no Quênia em abril de 2019. 

Quando Giovana buscava recursos para o Quênia, a UNOPAR disse que emprestaria 10 máquinas industriais para um ateliê em Londrina, além de um suporte pedagógico, sendo assim, Giovana entendeu que Deus também estava provendo recursos para a implantação de um ateliê em sua cidade natal, contou com a ajuda da missionária Miriam Fava e em agosto do mesmo ano nasceu o Hafura no Brasil.

Os Ateliês de Hurri Hills e de Londrina apresentam diferenças estruturais e culturais, mas ambos carregam em sua metodologia os pilares: corpo, alma e espírito. Corpo é a parte técnica de costura, bordado livre, crochê e bijuterias, e produções para geração de renda. Alma, é a parte da psicologia e aconselhamento em grupo e a parte Espírito é a de contação de histórias, estudos e reflexão da Bíblia.

Este cuidado integral gera autoestima, senso de comunidade, autoconhecimento, autodesenvolvimento e autonomia, mudando realidades de vulnerabilidades como: falta de oportunidade de renda, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, violência doméstica. Mulheres impossibilitadas fisicamente de assegurar uma renda num trabalho formal, emocionalmente abaladas pelas dores físicas, emocionais e escassez financeira, hoje estão animadas e produzindo.

Estamos comemorando 4 anos de existência do Hafura. Desde a fundação até 2022, em Hurri Hills atendemos cerca de 78 alunas, foram produzidos 211 produtos gerando uma renda de 8 mil reais para as alunas  do Hafura. Em Londrina tivemos 58 alunas formadas e a produção de praticamente 11.000  produtos que geraram um valor de repasse para as alunas Hafura de aproximadamente 44 mil Reais. 

Mas, além dos dados objetivos desde a fundação, vivenciamos resultados subjetivos incalculáveis na vida dessas mulheres, em sua família e comunidade. Sabemos que tudo isso só está acontecendo, pois 1) Deus nos ama profundamente, 2) Deus se compadece de nossas dores, 3) Deus nos chama para servi-Lo, 4) Deus nos capacita para Sua obra, 5) Deus age em nós e por meio de nós. A Ele seja toda a Glória!

Hoje, 25 de abril de 2023, estamos inaugurando nossa loja de E-commerce, uma iniciativa para trazer mais oportunidades de produção e renda para as alunas e ex-alunas do Hafura. Nossa meta é termos produções ininterruptas e sermos conhecidos como referência em produtos de Itens de Casa, Absorventes Reutilizáveis e Embalagens Sustentáveis. 

E pensar que o encontro com uma mulher, dona de uma máquina de costura quebrada, traria com ele vários encontros transformadores com mulheres de dois continentes gerando conexões para a mudança, cura, salvação e transformação. Mulheres que finalmente estão “Respirando”! 

"Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis". Ezequiel 37: 5b

No items found.
COMPARTILHE ESSE POST!
FacebookInstagram
Voltar
INFORME-SE

Alguma dúvida? Entre em contato!

WHATSAPP
GET TO KNOW US

Have a question? Get in touch!

WHATSAPP
Todos os direitos reservados © Hafura Project 2019 | Desenvolvido por Taxihaus Branding
outreaches
hurri hills
londrina
Copyright © Hafura Project | Website by Taxihaus Branding