BLOG

Em:
Notícias
Por: Miriam Fava
Miriam Fava e Thalita Alves

Hafura Hurri Hills

Conheça o Hafura no Quênia

Ouvir a Matéria

Hurri Hills é uma região montanhosa no norte do Quênia, de difícil acesso, a quatro horas de carro da cidade Marsabit. É composta por aproximadamente 20 vilas, que variam de tamanho (algumas têm apenas 10 famílias, outras chegam a 100).

As mulheres na vila Ali Boru

As mulheres Gabbra e Borana são responsáveis por cuidar de seus filhos, da casa,da água utilizada no consumo familiar e pela alimentação. E elas, são o público alvo do projeto Hafura. São proativas, responsáveis, engajadas e as mais interessadas no desenvolvimento de suas famílias e vilas.

Jovens entre 16-18 anos é a primeira geração que teve acesso à educação, sabem ler, escrever e entendem um pouco de inglês. A escola delas fica em outra cidade e nem todas as famílias têm condições de enviar os seus filhos.

O primeiro ateliê do Hafura Project está na vila Ali Boru.

Para viajar de Nairóbi - capital do Quênia, há duas opções: a primeira é de avião até Marsabit (que é a maior cidade da região) e mais quatro horas de carro, ou encarar 15 horas de carro - a estrada é pavimentada até Marsabit, depois tem muita pedra e deserto. As paisagens são lindas, é possível encontrar animais como avestruz, antílopes, camelos, elefantes e alguns felinos (se tiver muita sorte!)

Chegando na vila Ali Boru, é possível se deparar cabanas construídas com estrutura de varas e cobertas com palhas, peles de animais e tecidos. A vila tem aproximadamente 80 famílias, e se organizam em comunidade, com um chefe e anciãos que tomam as decisões e/ou dão permissão para projetos e resolução de conflitos.

As famílias se unem para conseguir recursos básicos como, por exemplo: compra de água, celebrações, construções etc. As crianças vão para escola e os adultos,tanto homens como mulheres são pastores de rebanhos de cabras, ovelhas, gado e jumentos.

Foi uma máquina de costura quebrada que fez Giovana Montosa, 24 anos, descobrir uma forma de unir sua profissão ao olhar para as mulheres. No fim de 2018, abrasileira formada em Moda resolveu deixar a rotina de ateliês e fazer uma viagem de um mês para o Quênia. Giovana conheceu Nasibu, uma das moradoras da comunidade que desejava aprender a costurar– e tinha, inclusive, uma máquina quebrada. Giovana teve uma ideia. “Começar a ensinar o ofício para essas mulheres e, com o tempo, vender a produção e gerar renda para a comunidade.”

Os missionários Angela e Eddy, estão em Hurri Hills desde 2010. A relação de amore respeito que eles tem para com a Vila Ali Boru, possibilitou a implantação do Projeto Hafura. Foi concebido laços, relacionamentos, ideias, habilidades enovas histórias, alcançando então, na construção de um espaço físico, que é apenas o símbolo do que é carregado em cada mente, mão e coração. Foi muito trabalho até aqui e muito trabalho está por vir.

Em abril de 2019, Giovana Montosa (Estilista), Giovana Fogaça (Arquiteta), Sirlene (Artesã e costureira) e Solange Ote (líder comunitária) começaram a executar a implantação das instalações. Foram adquiridos contêineres próprios, com fundação de concreto e estrutura pré-moldada de Steel (aço), por meio de doações e parceiros.

O projeto, mediante as capacitações de corte, costura e bordado, utilizando os tecidos e a cultura local como matéria-prima, habilita as mulheres a gerir o próprio negócio, criando uma rede de relacionamentos que gera muitos benefícios aos que estão em seu redor. E oferece para esse grupo de mulheres uma oportunidade de aprendizado e de trabalho, no qual auxilia, por exemplo, no pagamento da educação de seus filhos e as necessidades básicas da família. Proporcionando assim, um respiro - significado da palavra na língua gabbra: Hafura.

No items found.
COMPARTILHE ESSE POST!
FacebookInstagram
Voltar
INFORME-SE

Alguma dúvida? Entre em contato!

WHATSAPP
GET TO KNOW US

Have a question? Get in touch!

WHATSAPP
Todos os direitos reservados © Hafura Project 2019 | Desenvolvido por Taxihaus Branding
outreaches
hurri hills
londrina
Copyright © Hafura Project | Website by Taxihaus Branding