BLOG

Em:
Notícias
Por: Miriam Fava
Miriam Fava e Thalita Alves

Hafura Hurri Hills

Conheça o Hafura no Quênia

Ouvir a Matéria

Hurri Hills é uma região montanhosa no norte do Quênia, de difícil acesso, a quatro horas de carro da cidade Marsabit. É composta por aproximadamente 20 vilas, que variam de tamanho (algumas têm apenas 10 famílias, outras chegam a 100).

As mulheres na vila Ali Boru

As mulheres Gabbra e Borana são responsáveis por cuidar de seus filhos, da casa,da água utilizada no consumo familiar e pela alimentação. E elas, são o público alvo do projeto Hafura. São proativas, responsáveis, engajadas e as mais interessadas no desenvolvimento de suas famílias e vilas.

Jovens entre 16-18 anos é a primeira geração que teve acesso à educação, sabem ler, escrever e entendem um pouco de inglês. A escola delas fica em outra cidade e nem todas as famílias têm condições de enviar os seus filhos.

O primeiro ateliê do Hafura Project está na vila Ali Boru.

Para viajar de Nairóbi - capital do Quênia, há duas opções: a primeira é de avião até Marsabit (que é a maior cidade da região) e mais quatro horas de carro, ou encarar 15 horas de carro - a estrada é pavimentada até Marsabit, depois tem muita pedra e deserto. As paisagens são lindas, é possível encontrar animais como avestruz, antílopes, camelos, elefantes e alguns felinos (se tiver muita sorte!)

Chegando na vila Ali Boru, é possível se deparar cabanas construídas com estrutura de varas e cobertas com palhas, peles de animais e tecidos. A vila tem aproximadamente 80 famílias, e se organizam em comunidade, com um chefe e anciãos que tomam as decisões e/ou dão permissão para projetos e resolução de conflitos.

As famílias se unem para conseguir recursos básicos como, por exemplo: compra de água, celebrações, construções etc. As crianças vão para escola e os adultos,tanto homens como mulheres são pastores de rebanhos de cabras, ovelhas, gado e jumentos.

Foi uma máquina de costura quebrada que fez Giovana Montosa, 24 anos, descobrir uma forma de unir sua profissão ao olhar para as mulheres. No fim de 2018, a brasileira formada em Moda resolveu deixar a rotina de ateliês e fazer uma viagem de um mês para o Quênia. Giovana conheceu Nasibu, uma das moradoras da comunidade que desejava aprender a costurar– e tinha, inclusive, uma máquina quebrada. Giovana teve uma ideia. “Começar a ensinar o ofício para essas mulheres e, com o tempo, vender a produção e gerar renda para a comunidade.”

A relação de amor e respeito que eles tem para com a Vila Ali Boru, possibilitou a implantação do Projeto Hafura. Foi concebido laços, relacionamentos, ideias, habilidades e novas histórias, alcançando então, na construção de um espaço físico, que é apenas o símbolo do que é carregado em cada mente, mão e coração. Foi muito trabalho até aqui e muito trabalho está por vir.

Em abril de 2019, Giovana Montosa (Estilista), Giovana Fogaça (Arquiteta), Sirlene (Artesã e costureira) e Jaro (líder comunitária) começaram a executar a implantação das instalações. Foram adquiridos contêineres próprios, com fundação de concreto e estrutura pré-moldada de Steel (aço), por meio de doações e parceiros.

O projeto, mediante as capacitações de corte, costura e bordado, utilizando os tecidos e a cultura local como matéria-prima, habilita as mulheres a gerir o próprio negócio, criando uma rede de relacionamentos que gera muitos benefícios aos que estão em seu redor. E oferece para esse grupo de mulheres uma oportunidade de aprendizado e de trabalho, no qual auxilia, por exemplo, no pagamento da educação de seus filhos e as necessidades básicas da família. Proporcionando assim, um respiro - significado da palavra na língua gabbra: Hafura.

No items found.
COMPARTILHE ESSE POST!
FacebookInstagram
Voltar
INFORME-SE

Alguma dúvida? Entre em contato!

WHATSAPP
GET TO KNOW US

Have a question? Get in touch!

WHATSAPP
Todos os direitos reservados © Hafura Project 2019 | Desenvolvido por Taxihaus Branding
outreaches
hurri hills
londrina
Copyright © Hafura Project | Website by Taxihaus Branding